terça-feira, 3 de março de 2009

ULTRAWORLD: MEU MUNDO E NADA MAIS.



“The Orb´s Adventure Beyond the Ultraworld” em uma boa tradução à brasileira ficaria “As aventuras de Raul Seixas no país de Thor”. Feito “Segura o Sassarico da Nega” tradução de “Sense and Sensibility”, livro de Jane Austen e não sei se por sorte ou por castigo, perdi minha edição. Ao contrário, poderia provar que tudo que se fala, existe.

A fraca memória transtorna a lembrança de quando ouvi THE ORB pela primeira vez. Porém, acredito ter sido lá pelo meio dos anos 90, desesperadamente apaixonado.

THE ORB: Primeiro padrão estético a ser resgatado. Porque é preciso. É preciso resgatar a experiência ultra sensorial na música pop. É preciso resgatar a polifonia. É preciso resgatar a estranheza e a beleza. É preciso resgatar a diferença.

BICHOS, GRILOS

THE ORB e as primeiras raves: Na época, eu vagava o dia todo. À noite acabava num restaurante e curtia mais uma saudade.

Eu pensava: Será que estavam testando “ecstasy” nas pessoas? Certos caras não pareciam doidões, pareciam totalitaristas. Foi estranho, muito estranho...Enquanto isso, entre outras coisas, camarões boiavam na superfície da sopa...

As músicas do “Orb – Live 93”, entram ou parecem entrar em sintonia com os ciclos da natureza. As melodias confundem-se com o ambiente, acrescentando ainda mais sons estranhos e ao mesmo tempo familiares: Um galo que canta, motocicletas arrancando, velhos programas de rádio, percurssões, passarinhos, muriçocas, porções de vozes, sirenes, baixo e bateria.


Outras CAÔsiderações:
THE ORB E A MELOPÉIA


O escritor Ezra Pound (ABC da Literatura, 1934) chamou de “melopéia” o mundo criativo dos sons no texto poético.

Transubstanciação: Transformar água em vinho. Transformar-se, converter-se.

THE ORB é a transubstanciação da melopéia em dance music.



Tá ligado?

Um comentário:

Mari disse...

Nunca vi má sorte maior...
Perder Jane Austen é perder um rico passado da brilhante literatura inglesa. Guardada a temporalidade, é como perder Virginia Woolf.
Se mata ou compra 2! Um pra mim e outro pra vc!!
bjão!!